Dicas Úteis Para Adquirir seu Imóvel

       Lembre-se que , comprar ou vender um imóvel com  uma  imobiliária de confiança, com reconhecida idoneidade, é fundamental para que a negociação chegue  a um final feliz para comprador e agente. Há alguns passos que devem ser seguidos criteriosamente , a saber:
                                                                           
 A escolha do local

Visite a região escolhida várias vezes e em diferentes horários  sobretudo em   época de chuva , assim você terá uma melhor noção de como realmente é o lugar, se há muito tráfego, se  se inundam algumas áreas, horários de maior movimento de pessoas , etc.
Sobre as  vias de acesso averiguar condições da área circunvizinha: limpeza, salubridade, poluição, facilidades à disposição: farmácias, padarias, açougues, cinemas, clubes,  parques recreativos, mercados e outras.
Melhoramentos públicos existentes na zona : hospitais, escolas, parques,jardins .
Vizinhança: proximidade, relações sociais, padrão de vida; tendências do bairro. São tips  fundamentais na hora de comprar que , na maioria das vezes, lhe restamos  a importância que se merecem.
Verifique os serviços e comércios existentes na região. Pesquise com corretores profissionais ( regularizados pela entidade correspondente) da região informações sobre: infra-estrutura, luz, gás, energia elétrica, etc.
Averiguar se há projetos de futuras obras  e, o principal item: segurança. Esta , nos tempos atuais  em que vivemos, é prioritária …

 A eleição do imóvel

Verifique o estado de conservação do imóvel em geral. Em caso de edifícios , verifique o estado geral do prédio, converse com o síndico ou algum morador para imbuir-se  acerca de tudo o que acarreta  viver em um. Vizinhança,  manutenção , valor do condomínio, se existem problemas de obras a ser realizadas  ou pendentes, etc…Verifique o posicionamento do imóvel em relação ao  sol. Os imóveis com face para o norte são mais valorizados e oferecem maior qualidade na moradia; constate sobre  a ventilação, e observe se não existem locais úmidos; dê preferência a imóveis cujos dormitórios e  sala de estar fiquem posicionados para que  o sol os atinja.

 A documentação

Antes de comprar você deverá solicitar os seguintes  documentos:
-Cópia da escritura e  seu  registro  no cartório de Registro de Imóveis;
-Certidão  – obtida na Prefeitura –  para averiguar se não existem débitos de IPTU ou outros impostos em atraso . No caso de  apartamentos, solicite a Declaração de Débitos Condominiais, que deverá ser assinada pelo síndico.
-Certidões de Feitos Cíveis, protestos e Justiça Federal, em nome dos vendedores, tanto da cidade onde se localiza o imóvel como da cidade onde resida o vendedor, caso sejam diferentes. Se houver algum problema em nome do vendedor, solicite as certidões que esclareçam o fato, e consulte um advogado.

 Na assinatura do contrato

Você pode adquirir um imóvel tanto por um instrumento particular, como através de uma escritura pública. Normalmente, quando você compra financiado é comum ser realizado um instrumento particular, que deverá conter no mínimo as seguintes informações:
Qualificação completa dos vendedores – dos cônjuges – .
Qualificação completa dos compradores e descrição completa do imóvel
Preço e condições de pagamento
Condições penais em caso de atraso de pagamento
Condições sobre a posse do imóvel e entrega das chaves
Conter que o instrumento e irretratável e irrevogável
Eleição de um Foro
Data e assinatura das partes e de testemunhas
Reconhecer as firmas no contrato
Após a quitação , providenciar a escritura definitiva junto a um Cartório de Notas, e levar a registro (o registro é que lhe garante a propriedade do imóvel). Caso o negócio seja realizado à vista, após a análise  leve a registro.  Mais: despesas relativas  à compra : emolumentos do Cartório de Notas, ITBI – Imposto Sobre Transações Imobiliárias (o percentual sobre o valor da compra varia de cidade para cidade) ,  custos de registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis .
Custos:  despesas com o Registro da Escritura.

1-Na prefeitura: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis-ITBI- Laudêmio -para imóveis foreiros- : os valores são cobrados segundo tabela de cada município.
2- No Registro de Imóveis: as despesas são cobradas conforme o valor de compra e venda , da hipoteca do imóvel e da tabela de cada Estado. Para a primeira aquisição no SFH verificar desconto junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Seguiremos, queridos leitores, aportando com mais em próximos encontros… Acompanhem-me!
                                                                                                                                                                                                                                                 Saudações

                                                                                          Lila de Méndez                 
                                                                                      lila@imoveisvideo.com

Anúncios

4 Respostas

  1. Muito bom esse site tem de tudo sobre imoves souza imoveis

  2. crrrrrrrrrrééééééééééééeuuuuuuu

  3. Gostei da orientação…
    Realmente tenho q saber de nossos direits…paraa nao sairmos prejudicados..

    Vlw

  4. Sou Nilton Rondon Corretor de Imóveis em Itapema litoral de Santa Catarina, Creci 11205/SC, uma sugestão que sempre dou aos meus clientes é que, antes de qualquer coisa, vá ao Registro de Imóveis da Cidade que esta querendo comprar o imóvel e peça uma certidão atualizada do imóvel e veja situação do imóvel, se esta livre e desembaraçado e se for imóvel novo peça a incorporação do empreendimento.
    OBS: Itapema hoje é cidade que mais cresce em Santa Catarina.
    http://www.amoitapema.com.br
    Grande abraço, Nilton Rondon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: