Interessante Pesquisa Descobre Que Na Atualidade Os Tipos De Família Podem Ser Agrupados Até Em 7 Faixas…

Chegamos onde se presumia que um dia chegaríamos: a típica família brasileira não se restringe mais a pai, mãe  e 2 ou  3 filhos; uma recente pesquisa descobriu que o perfil do consumidor  do mercado imobiliário paulistano  deve tomar em conta  na atualidade 7 novos tipos de núcleos familiares que devem ser considerados.

 O trabalho, realizado por Eugenio Publicidade, há 18 anos  embuído plenamente do setor,  nos mostra que a família brasileira  divide-se em perfis tão distintos  quanto significativos.  O estudo, baseado em dados do IBGE, tardou aproximadamente 8 meses para  definir o público-alvo do mercado imobiliário…e descobriu-se que  os tipos de família  podem ser agrupados em  7 grupos com características bem marcantes.

O primeiro, o TRADICIONAL ,compõe-se de casal com filhos e representa 50% das famílias. Para se ter uma idéia, somente há 10 anos essa representatividade era de mais de 57%…

O segundo , o do PODER FEMININO, com mulheres poderosas chefiando o clã familiar, representando 28,5 das famílias.
O terceiro, resultado de comentado tema há  muito  em  voga: o da EMANCIPAÇAO FEMININA. Maurício Eugenio afirma que  para estes dois segmentos citados o que buscam se resume  nos itens  segurança e infra-estrutura completa de lazer, com escolas de balé e inglês  integradas ao condomínio, como única opção  para morar.
Seguimos adiante, com o segmento GERACAO ÚNICA, formado por casais sem filhos que representam 15,2%  do total de famílias e preferentemente são adeptas da área de lazer  dirigida a  adultos, como salões de jogos e de festas para compartir com amigos e familiares.
Temos ainda a faixa de  moradores sós, denominada INDEPENDêNCIA SOLITÁRIA compondo  10,4 %  do total ; ligada a este grupo há um segmento especial: o da MELHOR IDADE, idosos que vivem sozinhos. Interessante dado: as pessoas com mais de 60 anos totalizam 2,5 milhões de pessoas ou 10% da população do país!

Para finalizar,  batizamos de DIVERSIDADE  a categoria que inclui  o público homossexual ; não se possui estatísticas do IBGE para este segmento; entretanto, indicadores do censo GLS  calcula que 53%  dos gays têm entre 18 e 30 anos  e, destes,  20% moram sozinhos, 22% com o  parceiro e  52% com os  pais  ou outros parentes.

Com esse precedente, o importante agora, decididamente, é oferecer opções para todos os gostos. E certamente  as construtoras já estão assimilando estas faixas diferenciadas do mercado imobiliário.

Achei interessante o tema, queridos leitores,  por esta razão decidi comparti-lo com vocês.
Seguiremos com mais novidades nos setor. Acompanhem-me!

                                                                    Lila de Méndez

                                                        mailto:lila@imoveisvideo.com

Anúncios

2 Respostas

  1. Otimo artigo mostrando a evolução

    da familia durante os anos
    parabens!!

  2. EU QUERIA SABER SE ESSES IBGE É PARA TODOS ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: