As Imobiliárias Espanholas Constróem Seu Futuro na América Latina

Os últimos cinco anos, o mercado imobiliário espanhol viveu um “boom” sem precedentes que, no entanto, começou a passar fatura às companhias do setor.

A anunciada desaceleração do negócio na Península Ibérica começou  a fazer ato de presença, e promete mais. Por esta razão muitos empresários decidiram cruzar o Atlântico e replicar no outro lado do oceano a história de êxito e alta rentabilidade que viveram  na Espanha.

Fadesa, Grupo San José, OHL, Grupo Mall, Lar, Sotogrande, Salvago o Anida
(a imobiliária do banco BBVA) são somente  o começo…. Elas já puseram a primeira pedra na América Latina. Mas, atrás, prometem chegar muitas mais como se comprovou no último salão imobiliário de Madrid (SIMA), o encontro mais importante do setor na Espanha que se celebrou  em maio passado.
Dezessete por cento ( 17% )das vivendas comercializadas nesta feira correspondiam ao mercado internacional sendo a grande maioria situada na América Latina. Não é em vão que as empresas espanholas são a segunda potência inversora da região.

Estamos frente a um novo boom imobiliário? “O “boom” está começando… Parece que o aquecimento  será progressivo e dependendo de como responda a demanda será de largo prazo”, assinala Miguel Hernández, Diretor do Programa Superior de Direção  de Empresas Imobiliárias do Instituto da Empresa. Em sua opinião “as imobiliárias espanholas estão invertendo na América Latina por três motivos: o esgotamento do mercado residencial espanhol, a enorme liquidez gerada nos últimos anos e a estabilidade econômica e potencial demográfico  dos países da região “.

Uma opinião que  destaca Mauro Guillén, Diretor do Joseph H. Lauder
Institute of Management and Internacional Studies de Wharton;. “Diante da mudança do ciclo, as imobiliárias buscam mercados alternativos ou diversificar. Ambas as opções são viáveis se são escolhidos mercados com potencial. América Latina é mui volátil, por isso pode resultar atrativa. Os preços são ainda baixos e o potencial muito elevado. Há que olhar a região como uma possibilidade mais de diversificação, sem muita ponderação.

Creio que convém  inverter aí, mas também na Europa do Leste, Oriente Médio e, talvez, nos  Estados Unidos quando caiam  um  pouco os preços”, explica.

O catedrático da Organização  de Empresas da Universidade de Oviedo, Esteban García-Canal, não deixa passar por alto a cercania cultural e a experiência acumulada na Espanha para explicar  o crescente interesse das imobiliárias por América Latina. “Apresenta características similares às de outras empresas espanholas que consideram que podem rentabilizar na  Latinoamérica a experiência e saber fazer acumulados na
Espanha. Ademais, o idioma e o menor desenvolvimento das presas autóctones  e certas características do setor imobiliário: em primeiro lugar, a situação atual de efervescência  imobiliária na Espanha; em segundo lugar, a demanda que alguns inversores espanhóis podem ter, por diferentes motivos, na América Latina, e que facilita o êxito dos projetos”.

A rentabilidade que oferece este mercado difere muito em função do país, mas  todas se contam , ao menos, com cifras de dois dígitos, graças  ao  baixo  preço do solo, a  progressiva recuperação  econômica, o menor custo da mão de obra, a crescente  demanda de uma segunda residência por parte de compradores estadunidenses e o atrativo turístico das praias Latino-americanas.

Lila de Mendez
ImoveisVideo
Telefones:
  Brasil / (55) 2138 230128
  Bolivia e América do sul / (591) 3341 6064
  EUA e Canadá / (1) 360 3621032

Anúncios

12 Respostas

  1. Já assinei o RSS.
    Muito bom, gostei do blog! Parabéns

  2. fazer parceria na vendas de agro negocio e áreas rural no Brasil em todo estado brasileiro contato 55 43 91177617 falar com Celio

    • Olá Célio
      Gostaria de deixar aos seus cuidados a intermediação de venda de minha pousada, numa das mais belas praias do litoral nordesdtino, e que tem um enorme potencial turistico.Temos a melhor localização a 06m da praia uma vista espetacular da praia, 15 suites, restaurante, garagem 02 carros, área residencial completa e independente da pousada.Se estiver interessado, entre em contato.Preço base R$1.200.000,00. Saudações, Sérgio

  3. Tenho área em Guarujá, localizada há 50km de S.Paulo, Rodovia Rio Santos, com acesso ao Canal de Bertioga. Próximo ao futuro Aeroporto de Guarujá e Porto de Santos. Excelente investimento, com possibilidades de construção de Resort, com acesso ao mar. Condições de venda sob consulta.
    Tel. 55 13 91329969.

  4. Procuro socio espanhol para abrir filial no nordeste brasileiro Natal e Parayba pois ja tenho empresa a 20 anos em Angra est rio e quero abrir filial para atender publico Europeu,por isso procuro socio Europeu. meus contatos 24 99030303 natal.angra@uol.com.br

  5. Se busca socio español para abrir sucursal en el noreste brasileño Parayba desde la Navidad y ya tienen firme a 20 años en Angra Iy río está abierto a reunirse filial público europeo, a fin de intentar socio Comité. mis contactos 24 99030303 natal.angra @ uol.com.br

  6. Vendo Terreno na Praia

    *8 lotes de 15×40
    *Há 150 mts do Mar
    *Há 25km do centro de Natal via BR-101
    *Documentos em ordem
    *Lado da sombra
    *Construçao de 6 pavimentos
    *Entre 3 principais pontos turisticos do litoral norte
    *Frente de 120mts por 40mts de fundo
    *Proximo a grandes empreendimentos estrangeiros
    *Area de 4.800mts,ideal para construçao de condominios,flats pousadas ou chalés
    *Area em franco desenvolvimento
    *Valor R$ 320.000,
    *Pago comissao de 5%
    *Ac. parte em carro.
    *Mais informaçao é só solicitar.
    *84-32020635
    *84-88537123
    Alba Barbosa.

    • Bom dia,

      Atuo no seguimento imobiliário como corretor de imóveis e, tenho um perfil, em geral, de terrenos para investidores do litoral à capital de Fortaleza e nas áreas adjacentes metropolitanas para se investir em negócios, bem como na construção de condomínios, prédios comerciais, apartamentos, empresas como supermercados e rede de farmácias prontas e em funcionamento Há áreas vocacionadas para Eólicas, plantação de eucaliptos, fazendas de camarão em pleno funcionamento, empreendimentos prontos para morar na capital e litoral, casas praianas e terrenos para viabilizar construção de apartamentos, hotéis e pousadas. Fico às ordens para qualquer oportunidade, esperando uma parceria com venda compartilhada, bem como posso, caso se oportune, tratar de vender apartamentos residenciais e casas, empreendimentos e/ou lançamentos das construtoras. Fico no aguardo.

      Atenciosamente,

      Roberto Rocha
      CRECI-CE 8394F
      85-8775-67-22
      85-9919-67-33
      robertorochaimoveis@hotmail.com

  7. Minha familia esta´vendendo uma ilha pertencente ao Estado do Maranhao.Bom investimento financeiro, na area de turismo,com paisagens naturais,praias e lindissimas dunas.Otima opcao para construcao de pousadas e resort. Maiores informacoes: 98 96117622

  8. Gostaria de divulgar meu site . O lugar é Sul de Minas Gerais, zona montanhosa e clima excelente!
    Grato

  9. Vendo ilha em Parati-RJ, área rural com reserva natural. Praia voltada para mar aberto, excelente para construção de marina, resort ou outro investimento. O Ibama não aprova loteamento. Ótimo investimento. Meu contato: 13 91329969 e 13 30191405.

    OTONILDA SANTOS – CRECI 65.552-SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: