Viver Mais Perto Do Céu… (Terra Inteligente No Planeta Vida)

Dias atribulados… Sempre… Sobretudo dos que trabalham, a buscar o pão de cada dia nas manhãs, ou na inquietante madrugada, nas largas e silenciosas ruas das grandes capitais… Corre-corre no trậnsito caótico, pessoas atropelando-se umas às outras, compromissos que urgem na medida que o tempo encurta e qualquer eventual atraso pode pôr fim aos sonhos de cerre de importante negociação. O tempo se faz escasso a cada segundo, as grandes empresas preferem mudar seus endereços à distậncia dos grandes centros… E, nós, permanente dia a dia com as mesmices, somente entrecortadas por alguma hora, ou minutos talvez, de prazer gastronômico ao lado de amigos do meio-dia, necessário e merecido relax…

Meditando sobre tudo isso, passou rapidamente pela minha cabeça sempre ativada a buscar fórmulas – mágicas fórmulas – o interessante que seria unir o “útil ao agradável”, repetida frase cotidiana cheia de verdade.

Por que não morar e trabalhar num mesmo lugar? Por que não fazer do seu espaço de trabalho uma extensão de sua casa ou morar aconchegantemente e dados alguns contáveis passos estar em situação laboral, aí mesmo, pertinho de almoço fresquinho, dos filhos e dos tantos prazeres de que desfruta o corpo quando não necessita mesclar ansiedade e sensação de tempo desperdiçado?
Essa me parece uma boa alternativa para os que labutamos e consideramos o trabalho vital. E, definitivamente, é vital como vital é nossa sede de buscar o melhor para sentir-nos menos encurralados nos caminhos que se nos depara o dia a dia..

Soluções? Algumas… Para alguns. Inteligentes projetos já mesclam prazer e trabalho. Ou o trabalho- prazer pelas cercanias do doce lar. Seria mais producente e menos cansativo. Seria o ideal dos ideais. Para alguns poucos, infelizmente. Empresários, profissionais liberais, médicos, advogados, é larga a lista. Gente com certo poder aquisitivo poderia dar-se a este prazer dadivoso de unir as duas coisas…

É tempo de reflexão. De mal gastar o tempo e viver a intensidade dos segundos que nos brinda a vida. O momento, aquele momento em que o corpo se despede da alma (se despedirá?), pode ser hoje… e até agora. E me encantaria que esta gente, de menor poder econômico, esta, mais que qualquer outra, esta sim tivesse real condição de viver esta outra realidade tão longe dos seus sonhos… Até, de repente, inimaginável… Seus sapatos rotos caminhariam mais suavemente no curto espaço entre o trabalho e o lar e seus filhos estariam mais cedo no regaço da atribulada mãe… Ou do cansado pai… Que imenso desejo se me apodera… tornar realidade estes vãos sonhos tão distantes da realidade…
Algumas obras há voltadas a estes tipos de imóveis. Podemos citar edifícios que aliam os dois prazeres, ainda que não planejados para esse fim…

Não posso deixar de lembrar-me do Martinelli, em pleno centro da cidade mais cidade do país, São Paulo…
Um dos marcos da arquitetura brasileira, tão antigo quanto famoso, legado do italiano empreendedor Giuseppe Martinelli, primeiro grande edifício da América Latina, com 30 andares, naqueles anos da década de 20. Nesta época, prédios com 10 andares já eram considerados altos. Fato interessante e digno de ser citado é aquele da época de sua construção, onde as pessoas temiam passar pelo local com medo de que o edifício desabasse!
Terminada sua construção em 1929, o próprio Martinelli foi viver no topo do edifício para provar que ele era seguro; festas da elite paulistana, quantas houve… A vista, desde o topo, agradava a próprios e estranhos. Com suas mais de 2000 dependências e 16 elevadores, passou de época áurea à decadente ; nos anos 70 , após sofrer uma reforma, foram instalados alguns órgãos do governo Setúbal. Seu estilo art-deco se destaca entre imponentes e modernos prédios de maior envergadura que fazem este perfil tão característico de selva de concreto desta cosmopolita cidade. Mas ele está aí, sobrevive ao tempo, teimosamente. Seus habitantes e trabalhadores que aí vivem, desfrutam de sua cêntrica localização.
Atualmente, com a revitalização que acontece nos grandes centros, a ordem é preservar locais importantes da nossa cultura. Passará por uma grande reforma, com a construção de um café panorâmico em seu ponto mais alto dando a São Paulo um plus mais para seus habitantes e turistas.
Se você, querido leitor, deseja mais informações, acesse http://www.prédiomartinelli.com.br e saiba mais deste pedaço de paraíso tropical….

Seguiremos com este tema em próximos artigos… Acompanhe-nos.

Lila de Mendez
ImoveisVideo
Telefones:
  Brasil / (55) 2138 230128
  EUA e Canadá / (1) 360 3621032

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: