PARA SER EMPREENDEDOR UMA DAS MAIORES VIRTUDES É SABER ESCUTAR

É curioso, ainda que não tivesse demasiado tempo estes dias, pude intercambiar  algumas idéias  com empreendedores que vêm, digamos, dando  uma pauta de incoerência…… O  que mais me surpreendeu foi  a falta de  “saber escutar ” que percebi em alguns deles , me imagino que seja uma fase  pela qual possivelmente eu também tenha passado  há anos , que entendo que não,  por haver tido este parâmetro como uma das coisas que mais me importou , mas se foi assim peço perdão a meus principais mentores  por fazer com que hajam perdido o tempo nesta etapa.

Uma das coisas que mais claras sempre tive é que escutar e saber fazê-lo de forma ativa e dedicar tempo a interpretar ou aplicar os conhecimentos de gente que me parece importante, é uma das melhores coisas que  podem passar às  pessoas , ademais em todos os aspectos de sua vida. Entretanto, muitos dos empreendedores hoje em dia pecam de pensar que a teimosia que  às vezes faz falta para  levar a bom porto um negócio  é o único que importa .Bem , essa pode ser uma das variáveis empreendedoras,  mas é isso, uma variável mais.

Esta semana estive com uma empresa com a qual  me alegro muito  de haver voltado a ter contato depois de algum  tempo; trata-se de uma empresa jovem, dinâmica, com uma grande idéia de negócio  e que ademais faturou desde o momento que saiu ao mercado e que sabe aonde quer chegar… Fiquei encantado de ver algo assim, sobretudo porque inclusive com um produto ganhador e  vejo que se muitos houvessem sabido escutar houvessem logrado  uma vantagem competitiva brutal , outros não puderam nem ver por onde vão os tiros e possivelmente perderam uma das grandes operações de negócio a futuro.

O “saber escutar” às vezes é muitíssimo mais importante que dizer uma só palavra…   

Shirley-Cortez
shirley@repousos.com
www.imovei.com 

Uma resposta

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

